O Cordão-de-frade (Leonotis nepetifolia) é uma planta da familia Lamiaceae, a mesma da Menta. Também chamada de cordão-de-são-francisco e corindiba.
Cordão-de-frade é uma espécie de planta do gênero (Leonotis) e da família Lamiaceae (Menta). Enquanto a maioria das espécies deste gênero é nativa da África Meridional, (Leonotis nepetifolia) é nativa da África tropical e da Índia meridional. Herbácea anual, ereta, pouco ramificada, aromática, caule quadrangular, medindo de 80 a 160 cm de altura. Folhas membranáceas, simples, opostas, longo-pecioladas, com a face inferior de cor verde-esbranquiçada, medindo de 5-12 cm de comprimento. Flores labiadas, alaranjadas, com sépalas de pontas agudas e ásperas, reunidas em inflorescências globosas axilares, distribuídas ao longo do caule, à semelhança de um cordão com nós que os frades usavam na cintura, daí a razão de seu nome popular. As flores são comumente cor-de-laranja, podendo variar para vermelho, branco, e purpúreo.
Floresce no outono e inverno.
É considerada planta invasora, e seu cultivo não é recomendado.
Beija-flores, principalmente.
Natural da África Tropical, encontra-se difundida em jardins por todo o Brasil. É invasora em plantações e planícies litorâneas.